sábado, 13 de setembro de 2014

O Brasil Após a Copa

          Com a realização de um evento tão grande como a Copa do Mundo, podemos tirar coisas boa e ruins.
          Os meses de Junho e Julho, foram os meses em que a maioria da população parou para acompanhar aos jogos. Pessoas de 32 nações vieram ao nosso país e viram com os próprios olhos, a nossa realidade, e consequentemente viram que aqui não é só o que é mostrado em jornais.
          Assim que o Brasil foi anunciado como país sede, surgiram diversas preocupações, como a dúvida em relação as obras dos estádios e aeroportos, e principalmente sobre a segurança.
          Houve muitos protestos contra a realização da Copa do Mundo em nosso país, tanto que o que menos faltou, foi protestos contra o evento. Um país cheio de problemas, em áreas que merecem toda a atenção do governo, como saúde e educação, teria as estruturas para a realização de um evento tão grande como a Copa do Mundo? Não tinha como responder antes de acontecer.
          Agora que a Copa já passou e as lembranças ficaram, podemos concluir que foi melhor que o esperado, que não era grande. Tivemos um aumento significativo no setor de turismo, e os visitantes foram tratados com muita hospitalidade, fazendo-os se sentirem quase em casa. Porém, teve também o lado negativo, devido a Copa, foi como um feriado bastante prolongado, visto que as folgas foram constantes. Ou seja, o país produziu pouco, fazendo que nossa economia não crescesse.
          Podemos ter perdido de 7 à 1 contra a Alemanha, mas ganhamos em relação a ter feito de uma ótima maneira, algo que muitos esperavam que acontecesse o pior.

A Dissertação é um gênero textual com característica predominantemente dissertativa.
Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação na Escola Celestin Freinet, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio dos Santos.
Segundo o minidicionário Silveira Bueno (2007,p.: 262) dissertação significa exposição desenvolvida, escrita ou oral, de um ponto doutrinário.
FONTE
BUENO, Silveira, 1898 - 1989
Silveira Bueno: minidicionário da língua portuguesa / Silveira Bueno. - 2. ed. - São Paulo: FTD, 2007.

Cidade para Todos

          A Praia Grande, por suas belezas naturais, seus quase 25 km de orla e pela simpatia de sua população, proporciona um grande prazer para quem nela vive, para quem nela apenas passa temporadas de férias, e para quem nela pretende morar.
          Tendo uma vasta diversidade, como por exemplo, a musical, podemos encontrar lugares marcados pelo samba, como lugares marcados pelo funk, agradando a todos da cidade. Outro ponto forte, é a diversidade cultural, devido a miscigenação presente na cidade, que trouxe um pouco da cultura até de países do outro lado do mundo, como o Japão. Essas são pequenas amostras da enorme alegria de viver de um povo que sabe, talvez por estar cercado por belezas naturais o tempo todo, o mais amplo significado da palavra "vida".
          Dentre as nove cidades pertencentes a região da Baixada Santista, Praia Grande tem a orla mais extensa, oferecendo diversão e conforto não só aos seus moradores, como aos visitantes. Além disso, a cidade conta com um shopping, pista de Kart e a satisfação de saber que estão em uma ótima cidade.
          E isso é apenas o início de uma jornada cheia de encantos e confortos. Experimente o que a Praia Grande tem de melhor.
          Bem-vindo à Praia Grande!

O Anúncio é um gênero textual com característica predominantemente descritiva.
Texto produzido nas aulas de Técnica de Redação na Escola Celestin Freinet sob a orientação do Prof. Esp. Flávio dos Santos.
Segundo o dicionário Silveira Bueno (2000, p.:71) anúncio significa noticiar, aviso por meio do qual se dá qualquer coisa ao conhecimento público.

FONTE:
BUENO, Silveira: minidicionário da língua portuguesa - Ed. rev. e atual - São Paulo: FTD, 2000.